Pesquisar

AFSmartRadio Tranceiver 915Mhz Lora

AFSmartRadio Tranceiver 915Mhz Lora Módulo AFsmart Lora V1.0 montado Arduino Pro-Mini e Rádio Rf4463PRO A Internet das coisas (...

Arduino Introdução

Arduino Introdução

Tutorial básico do Arduino. É uma introdução à respeito da placa Arduino. Como começar iniciar com Arduino

  • Introdução:

É uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e placa única, desenvolvida com um microcontrolador Atmel, com suporte à entradas/saídas, possui linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.

Ideal para desenvolvimentos embarcados, computação, robótica, automação e outras aplicações baseadas em eletrônica.
  • Software Requerido:

O Arduino pode ser rodado nos seguintes sistemas operacionais:
Windows
Linux
Mac OS
  • Instalação do Driver

Vale lembrar que para a placa ser reconhecida pelo sistema operacional, ser faz necessário a instalação do driver de comunicação, pois as placas se comunicam com o computador através de uma porta serial virtual, para instalação verifique qual o driver de sua placa. Após a instalação do driver anote qual porta serial foi definida para sua placa, é esta porta que será utilizada para comunicação entre computador e Arduino.

  • Introdução ao software Arduino:

Compreensão Geral

O código escrito na IDE Arduino é conhecido como SKETCH .
A compilação do código é conhecida como VERIFY/VERIFICAR .
A transferência do código do pc para a placa Arduino é conhecida como UPLOAD/CARREGAR .
Pressionando diretamente o botão UPLOAD/CARREGAR do software Arduino, o software primeiro verificará o código à procura de possíveis e erros, estando tudo correto, transferirá esse código para a placa do Arduino.

  • Após a instalação do driver da placa abra o software Arduino. Ira ser apresentado uma janela semelhante à:




Conhecendo os Botões do Software:



Antes de salvar o projeto, o nome do projeto é exibido como sketch_data . O projeto é salvo na pasta padrão Meus Documentos/Arduino ou local similar para Mac OS e Linux. A extensão do arquivo Arduino é NomeDoArquivo.ino. Por padrão, ele cria uma pasta e, nessa pasta, cria um arquivo com a extensão mencionada. Nota-se que o nome da pasta e o arquivo contendo devem ser os mesmos (se necessário mudar o nome do projeto, mude o nome de ambos).



  • Seleção da placa: 
Selecione a placa Arduino que você possui na lista disponível.



  •  Seleção da Porta: 

O número da porta que você anotou deve ser selecionado aqui ( a placa deve estar conectado ao computador). Atente que na parte inferior direita da IDE você possui as informações de qual placa foi selecionada, bem como qual porta COM.

  • Compreensões gerais para programação:


Agora mãos à obra você já consegue escrever e compilar seu primeiro código. Após escrito, salve-o e pressione o botão UPLOAD, para envio à sua placa.