Pesquisar

Como programar Pro Mini com conversor PL2303

Com o Conversor USB TTL PL-2303HX é possível realizar a comunicação entre o seu computador e dispositivos que utilizam comunicação serial RS232. Para exemplificar, vamos utilizar esse conversor para programar um Arduino Pro Mini.
O Arduino Pro-Mini não possui o conector USb e o conversor projetado direto na placa, isso de dá devido a dois fatores, redução no custo do produto e à redução no tamanho fisíco da placa, por se tratar de uma placa bastante reduzida é possível coloca-la em locais relativamente pequeno.
O conversor USB TTL funciona praticamente da mesma forma que o módulo FTDI FT232RL, no entanto o converosr PL2303 não envia o sinal de reset para o micontrolador que é realizado no FTDI pelo pino DTR o qual não existe no conversor PL2303, iremos mostrar como realizar esse procedimento manualmente.
Conversor PL2303
Conexão do Conversor ao Pro-Mini
Conversor     Pro Mini
TX                 RX
RX                TX
GND             GND
+5V              Vcc

Enviando sua aplicação para o Arduino
Ao conectar o conversor, a instalação dos drivers no Windows é feita automaticamente, e um dispositivo chamado Prolific USB-to-Serial Comm Port é adicionado ao gerenciador de dispositivos:

Na imagem é possível verificar que a Porta COM atribuída ao conversor USB foi a COM2. Se porventura o driver não instalar automaticamente ou corretamente, baixe deste caminho
Driver conversor USB TTL
Antes de enviar sua aplicação para o Arduino, verifique se sua IDE esta configurada com o Arduino Pro Mini e a porta COM estejam selecionados corretamente na IDE:

Quando da realização do upload, aguarde a mensagem de Carregando aparecer na parte de baixo da IDE, isso indica que o programa começou a transferir a aplicação para a placa. 


Nesse momento, pressione o botão RESET do Arduino Pro-Mini. Para ter sucesso esse procedimento deve ser realizado logo após o início do carregamento.

Como o Pro-mini não possui os leds na serial, é possível verificar que o envio dos dados teve sucesso verificando os leds Tx/RX do conversor serial na igame gif abaixo.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário