Pesquisar

UTILIZANDO TFT1.8

Vamos montar um circuito para mostrar como utilizar um Shield TFT 1.8
Material necessário
01 Uno
Cabos  para conexão

Realize as conexões conforme tabela à baixo:

Display
Uno
+5V:
+5V
MISO:
pin 12
SCK:
pin 13
MOSI:
pin 11
LCDCS:
pin 10
SD CS:
pin 4
D/C:
pin 9
RESET:
pin 8
BL:
+5V
GND:
GND

Carregue no SD card uma imagem com o nome logo2.bmp, este nome pode ser alterado mas é necessário alterar no software também
Para controle do LCD iremos utilizar a biblioteca TFT que já vem na IDE 1.0.6

Código Arduino para o TFT1.8


// Referenciado pelo exemplo de Enrico Gueli
//Created 19 April 2013 by Enrico Gueli

// include the necessary libraries
#include <SPI.h>
#include <SD.h>
#include <TFT.h> // Hardware-specific library

// Definicao pinos para o UNO
#define SD_CS  4
#define LCD_CS 10
#define DC     9
#define RESET  8 

// Definicao pinos para o Leonardo
// #define SD_CS  8
// #define LCD_CS 7
// #define DC   0
// #define RESET  1
TFT myScreen = TFT(LCD_CS, DC, RESET);

// esta variável representa a imagem a ser desenhado na tela
PImage imagem;

void setup() {

  // initialize the serial port
  Serial.begin(9600);
  while (!Serial) {
    // wait for serial line to be ready
    // needed for the Leonardo

  }

  // try to access the SD card
  Serial.print("Mostrando Imagem TFT");
  Serial.print("\n");
  Serial.print("Inicializando SD card...");
  if (!SD.begin(SD_CS)) {
    Serial.println("falhou!");
    return;
  }
  Serial.println("OK!");

  // initialize and clear the GLCD screen
  myScreen.begin();
  myScreen.background(255, 255, 255);

  myScreen.stroke(0, 5, 120);
  myScreen.println(F("AF Eletronica"));
  myScreen.stroke(0, 0, 255);
  myScreen.println();
  myScreen.println(F("Baseado Exemplo"));
  myScreen.println(F("19 April 2013 Enrico Gueli"));
  myScreen.println(F("Exemplo TFT Bitmap"));
  myScreen.stroke(0, 0, 0);
  myScreen.println(F("Abra o monitor Serial"));
  myScreen.println(F("para ver as propriedades"));
  myScreen.println(F("da imagem"));
  delay(5000);

 
  myScreen.background(255, 255, 255);

  // Lê a imagem do SDcard
  imagem = myScreen.loadImage("logo2.bmp");



  // Verifica a propriedade da imagem
  if (imagem.isValid() != true) {
    Serial.println("erro a ler image logo2.bmp");
  }
  //write the image on screen
  myScreen.image(imagem, 5, 10); //(coluna, linha)
}

void loop(){
// nothing happening here

}

Nenhum comentário:

Postar um comentário